Pular para o conteúdo principal

Alguns Comentários Sobre o D&D Next

Olá senhores e senhoras que acompanham o Falando de RPG! Hoje comentarei um pouco as primeiras notícias e informações sobre o D&D Next, darei minha opinião e abriremos assim um pequenina discussão, pois desejo saber a opinião de vocês sobre o nova edição D&D que está mexendo com toda a comunidade. Antes de começarmos de fato os comentários quero dar o crédito ao pessoal do Arkanos do Vale que trouxe as informações ainda quentes para todos nós. Então comecemos os comentários ^^




Nos primórdios era assim


Magias no Estilo Clássico( vanciano)


Nesta nova edição o sistema clássico de magias está de volta, tenho que concordar que apesar de não gostar muito desta premissa ela é a que mais passa a atmosfera do Dungeons and Dragons. Entretanto, não posso deixar de dizer que sentirei falta das magias em formato de poderes, apesar deste formato também não ser o eu predileto, para mim um dos mais legais sistemas de magia já feitos é o do sistema CODA do jogo Senhor dos Anéis, contudo infelizmente ele não foi bem trabalhado e deixou muitas falhas.


Criação de Personagens para Veteranos em 15 Minutos e para Novatos 30 Minutos


Esta notícia me animou bastante, acho fundamental a ficha ser funcional e intuitiva; e de rápida construção, jogo o D&D desde a 3ed. e sempre achei a construção da ficha muito demorada, as coisas melhoraram  mais com a 4ed. para os veteranos, já para os novatos... A organização dos poderes deu trabalho.


Rituais Presentes para Magias Poderosas


É fato que os rituais foram escanteados em muitas mesas, inclusive em muitas das minhas, sendo assim, para muitos eles se demonstraram mais como um artigo supérfluo e adicional do que um instrumento necessário, Talvez com a ideia de interliga-los com magias poderosas eles sejam mais valorizados, sinceramente eu torço por isso, mas vejo essa notícia com cuidado, pois tenho medo das mega magias destruidoras de campanhas, não que isso não esteja presente no 4ed., mas enfim...


Itens Mágicos mais Raros e Desligados da Progressão dos Níveis


Esta para mim é a grande notícia até agora, pois essa ideia de achar item mágico em toda esquina nunca me entrou, para mim eles tem que ser raros e marcarem a história, algo mais tolkiano mesmo, fora que ao ter a mecânica desligada da progressão de níveis exclui-se de maneira mais enfática o atributo "vídeo game de papel".


Multiclasses no Estilo da 3ed.


Não gostei nem um pouco dessa notícia, acho a mecânica da 4ed. ( ao menos a primeira, aquela apresentada no 1º livro do jogador) bem mais interessante e equilibrada, pois ela lhe dá o gosto de outra classe, mas evita uma salada de aberrações.


Nada de Fontes de Poderes


É uma decisão interessante, as fontes claro que existem; entretanto, ao deixá-las implícitas aumenta-se a imersão do jogo, o que acho que enriquecerá a edição e eliminará mais um atributo que caracteriza a definição "vídeo game de papel"




É pessoal por enquanto é só isso que tenho a dizer, logo falarei mais sobre o assunto, mas agora é o momento de vocês, me digam nos comentários o que acham, falem se concordam ou não com o que expus, resumindo participem e aumentem essa discussão!