Olá senhores e senhoras que acompanham o Falando de RPG! Hoje comentarei um pouco as primeiras notícias e informações sobre o D&D Next, darei minha opinião e abriremos assim um pequenina discussão, pois desejo saber a opinião de vocês sobre o nova edição D&D que está mexendo com toda a comunidade. Antes de começarmos de fato os comentários quero dar o crédito ao pessoal do Arkanos do Vale que trouxe as informações ainda quentes para todos nós. Então comecemos os comentários ^^
Magias no Estilo Clássico( vanciano)
Nesta nova edição o sistema clássico de magias está de volta, tenho que concordar que apesar de não gostar muito desta premissa ela é a que mais passa a atmosfera do Dungeons and Dragons. Entretanto, não posso deixar de dizer que sentirei falta das magias em formato de poderes, apesar deste formato também não ser o eu predileto, para mim um dos mais legais sistemas de magia já feitos é o do sistema CODA do jogo Senhor dos Anéis, contudo infelizmente ele não foi bem trabalhado e deixou muitas falhas.
Criação de Personagens para Veteranos em 15 Minutos e para Novatos 30 Minutos
Esta notícia me animou bastante, acho fundamental a ficha ser funcional e intuitiva; e de rápida construção, jogo o D&D desde a 3ed. e sempre achei a construção da ficha muito demorada, as coisas melhoraram mais com a 4ed. para os veteranos, já para os novatos... A organização dos poderes deu trabalho.
Rituais Presentes para Magias Poderosas
É fato que os rituais foram escanteados em muitas mesas, inclusive em muitas das minhas, sendo assim, para muitos eles se demonstraram mais como um artigo supérfluo e adicional do que um instrumento necessário, Talvez com a ideia de interliga-los com magias poderosas eles sejam mais valorizados, sinceramente eu torço por isso, mas vejo essa notícia com cuidado, pois tenho medo das mega magias destruidoras de campanhas, não que isso não esteja presente no 4ed., mas enfim...
Itens Mágicos mais Raros e Desligados da Progressão dos Níveis
Esta para mim é a grande notícia até agora, pois essa ideia de achar item mágico em toda esquina nunca me entrou, para mim eles tem que ser raros e marcarem a história, algo mais tolkiano mesmo, fora que ao ter a mecânica desligada da progressão de níveis exclui-se de maneira mais enfática o atributo "vídeo game de papel".
Multiclasses no Estilo da 3ed.
Não gostei nem um pouco dessa notícia, acho a mecânica da 4ed. ( ao menos a primeira, aquela apresentada no 1º livro do jogador) bem mais interessante e equilibrada, pois ela lhe dá o gosto de outra classe, mas evita uma salada de aberrações.
Nada de Fontes de Poderes
É uma decisão interessante, as fontes claro que existem; entretanto, ao deixá-las implícitas aumenta-se a imersão do jogo, o que acho que enriquecerá a edição e eliminará mais um atributo que caracteriza a definição "vídeo game de papel"
É pessoal por enquanto é só isso que tenho a dizer, logo falarei mais sobre o assunto, mas agora é o momento de vocês, me digam nos comentários o que acham, falem se concordam ou não com o que expus, resumindo participem e aumentem essa discussão!
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| Nos primórdios era assim |
Magias no Estilo Clássico( vanciano)
Nesta nova edição o sistema clássico de magias está de volta, tenho que concordar que apesar de não gostar muito desta premissa ela é a que mais passa a atmosfera do Dungeons and Dragons. Entretanto, não posso deixar de dizer que sentirei falta das magias em formato de poderes, apesar deste formato também não ser o eu predileto, para mim um dos mais legais sistemas de magia já feitos é o do sistema CODA do jogo Senhor dos Anéis, contudo infelizmente ele não foi bem trabalhado e deixou muitas falhas.
Criação de Personagens para Veteranos em 15 Minutos e para Novatos 30 Minutos
Esta notícia me animou bastante, acho fundamental a ficha ser funcional e intuitiva; e de rápida construção, jogo o D&D desde a 3ed. e sempre achei a construção da ficha muito demorada, as coisas melhoraram mais com a 4ed. para os veteranos, já para os novatos... A organização dos poderes deu trabalho.
Rituais Presentes para Magias Poderosas
É fato que os rituais foram escanteados em muitas mesas, inclusive em muitas das minhas, sendo assim, para muitos eles se demonstraram mais como um artigo supérfluo e adicional do que um instrumento necessário, Talvez com a ideia de interliga-los com magias poderosas eles sejam mais valorizados, sinceramente eu torço por isso, mas vejo essa notícia com cuidado, pois tenho medo das mega magias destruidoras de campanhas, não que isso não esteja presente no 4ed., mas enfim...
Itens Mágicos mais Raros e Desligados da Progressão dos Níveis
Esta para mim é a grande notícia até agora, pois essa ideia de achar item mágico em toda esquina nunca me entrou, para mim eles tem que ser raros e marcarem a história, algo mais tolkiano mesmo, fora que ao ter a mecânica desligada da progressão de níveis exclui-se de maneira mais enfática o atributo "vídeo game de papel".
Multiclasses no Estilo da 3ed.
Não gostei nem um pouco dessa notícia, acho a mecânica da 4ed. ( ao menos a primeira, aquela apresentada no 1º livro do jogador) bem mais interessante e equilibrada, pois ela lhe dá o gosto de outra classe, mas evita uma salada de aberrações.
Nada de Fontes de Poderes
É uma decisão interessante, as fontes claro que existem; entretanto, ao deixá-las implícitas aumenta-se a imersão do jogo, o que acho que enriquecerá a edição e eliminará mais um atributo que caracteriza a definição "vídeo game de papel"
É pessoal por enquanto é só isso que tenho a dizer, logo falarei mais sobre o assunto, mas agora é o momento de vocês, me digam nos comentários o que acham, falem se concordam ou não com o que expus, resumindo participem e aumentem essa discussão!

Eu estou ancioso por essa nova edição. Mecânica simples e eficiente. Classes que realmente parecem e funcionam de maneira diferente. Combate sendo apenas um dos focos do jogo e não o principal. Exploração tendo um suporte mecânico. Combate sem precisar de miniaturas.
ResponderExcluirPara mim, eles estão indo pelo caminho que eu gostaria que fossem. E quem não gostou, pode usar os módulos para ajustar ao que quiserem.
Fala Álvaro!
ResponderExcluirBom, eu também 'tou bem animado com essa nova edição! A maioria dessas notícias realmente me agrada.
Como já disse várias vezes em outras discussões, o que me afastou do D&D 4ed (eu joguei umas oito vezes, li os livros de FR e os básicos até algumas coisas do Essential) foi o tal do equilíbrio de classes e raças, e principalmente o apocalipse de Forgotten Realms.
Gosto muito do aspecto wargame, tático e visual, mas concordo que ele deve ser opcional...
Acho que é mais fácil falar o que eu não quero ver no D&D Next, vamos lá:
Essa coisa de equilíbrio, esse clamor por igualdade matemática eu realmente não entendo, na época da 3ed vi reclamações do tipo... Ah meu mago em nível baixo lança uma ou duas magias e depois fica usando besta (a arma), meu guerreiro só sabe dar espadada, a classe bardo é inútil...
Tudo babaquice, a 3ed edição dava uma infinita gama de possibilidades de classes, raças, magias que eram desafios diferentes! No livro do Mestre está escrito: o DM tem poder de vetar o que pode ou não ser usado, pô! era simples, se a campanha era mais porrada = liberar poderes mais fortes, se o jogo era mais interpretativo, com conflitos sociais e intrigas, talvez o Bardo seja uma melhor escolha!
Eu já vi cara reclamar, em um campanha avançada, que o mago do outro jogador era muito poderoso.. Caramba! Jogar de mago na 3ed não era fácil, além de ser frágil, o cara tinha que conhecer uma vasta quantidade de magias (copiar de outro grimório ou aprender com outro arcano), construir sets para cada ocasião e cuidar muito bem de seu grimório! Se o cara sobreviveu até níveis altos, isso se chama recompensa!
Sempre joguei com classes guerreiras! E agora usando o Guerreiro como exemplo, a única dificuldade da condução (isso em âmbito matemático/estatístico) era a escolha das táticas de combate (talentos e armas)! Era uma classe mais fácil mesmo!
Desejo que o D&D Next seja um sucesso, com todo respeito aos retro-clones e derivados, mas a marca D&D é muito forte e sempre será objeto primordial no gênero fantasia-medieval.
Valeu Bardo e até+
Caro Alvaro,
ResponderExcluirConfesso que não gostei nada da mecanica da 4ª edição, me parece que o apresso dos criadores pelo equilibrio no jogo trouxe uma mecânica que, na minha opinião é muito travada; e seu sistema limita um elemento vital para o RPG, a imaginação.
Como eu havia postado lá no RPG na ilha, Rodney Thompson(um dos membros da WotC) falou em preocupação com o equilibrio novamente, mas dessa vez não se baseando apenas em números.
Só vou ter alguma conclusão sobre a próxima edição quando o sair algo concreto sobre a sistemática do jogo, até lá vou rezar!!
Quanto ao seu post, eu concordo com quase tudo o que você disse, principalmente se tratando das multiclasses, se há existe coisa que que eu gosto na 4ª edição é a "paragon class"; uma maneira simples de dar foco em algo para o seu personagem. Em contrapartida, eu gosto DEMAIS do sistema de circulos de magia, nessa sistemática você abre um leque de opções durante as passagens de nível, mas só conseguia a magia de fato depois de um período de estudo, diferente da ultima edição que no o personagem "ganha" novas magias logo na passagem do nível.
Do mais, parabéns pela postagem!