Pular para o conteúdo principal

Cenas Dramáticas, Aventuras Curtas e, Derrotas Provisórias, Jogadores...

Olá pessoal! Faz um tempinho que não posto, isso graças ao play-test que estou escrevendo e também a outros afazeres não rpgísticos, mas estou novamente aqui para tratar de um assunto delicado, trata-se de uma lição que aprendi em meu último jogo, é a junção cenas dramáticas, aventuras curas, derrotas provisórias, jogadores e temperando tudo azar nos dados.
Tudo ocorreu no meu último jogo, eu tava mestrando e tava tudo indo bem, o primeiro combate foi belamente dominado pelo grupo de jogadores, mas posteriormente diante de um desafio maior do que um simples combate a coisa complicou para os jogadores e foi de um momento que iniciou épico ( com um dos jogadores acabando com três inimigos sozinho) passando pelo dramático ( com os outros dois jogadores sendo capturados) para uma derrota provisória( o primeiro jogador salvou os outros dois e tiveram de fugir). Tudo isso porque não roubei facilitei para os jogadores, tive sorte nos dados e eles tiveram do meio para o fim do desafio muito azar.
O que ocorreu? a mesa esfriou, tudo bem que não foi apenas por isso, fizemos uma mudança durante a tarde e a manhã; e a turma queria ver um filme, mas o desafio não ter saído como o esperado ajudou a esfriar os ânimos. Me peguei pensando se eu tinha apelado demais, exagerado no desafio ou algo do tipo, contudo ao pensar que um dos personagens acabou com três dos inimigos em três rodadas eu acho que não "pesei" a mão; No entanto reaprendi uma lição, em certas situações o melhor é não dramatizar demais, principalmente quando você está narrando para pessoas que jogam esporadicamente, o que foi o meu caso.
Fora que, era uma aventura curta e por isso talvez tivesse sido melhor eu ter roubado facilitado para os jogadores, mantendo os ânimos em zona de conforto e a história mais simples. No final das contas quando passamos por situações desconsertantes o que mais vem na cabeça são os "talvez" e os "e se" da vida, mas o passado não volta então é bola para frente.
Apesar do ocorrido, ainda tenho esperança de acabar a aventura e assim fechá-la com um final bem épico, se isso não ocorrer paciência. Outra coisa que aprendi com a situação é que eu estou precisando narrar mais, além disso, narrar cansado é horrível e pode causar transtornos hehehehe, certas desventuras.
Ao ver o saldo de tudo posso dizer que eu errei por não ser sensível as expectativas dos jogadores e por não perceber que cenas dramáticas e derrotas provisórias não combinam muito bem com aventuras curtas, ao menos, não caiu bem  na aventura curta que narrei para o grupo de pessoas que jogou comigo a última vez.
Por fim, o que se deve fazer mesmo é aprender com erro e tentar não cometer mais, mesmo que a ideia de cenas dramáticas e derrotas provisórias não saiam da cabeça. Vou mesmo é guardá-las para um futuro próximo quando eu conseguir meu grupo permanente de jogo.