Pular para o conteúdo principal

Culinária e RPG: Mulsum, o vinho com mel e canela

Eu gosto bastante de cozinhar, muito mesmo. Então resolvi unir o útil ao agradável e começar a pesquisar algumas receitas medievais para compartilhar por aqui e também na medida do possível testar algumas aqui em casa. Pois bem, essa é a primeira dessas receitas e eu espero que você goste do que lerá nos próximos parágrafos. 



Hoje traremos uma receita de uma bebida que foi bastante popular no  império romano e que sobreviveu na idade média com uma boa popularidade, o Mulsum. Mas, o que é o Mulsum? De acordo com a  Wikipédia ele pode ser definido como:uma bebida alcoólica de sabor doce, um vinho carregado com mel em sua composição, costumeiramente oferecida no início do banquete. Ainda de acordo com a Wikipédia essa bebida ainda é motivo de estudos e os especialistas divergem um pouco sobre as peculiaridades de fabricação. Mas, como a intenção aqui não é ser de todo fiel, vamos a uma receitinha básica.

INGREDIENTES

3 xícaras de água morna
1 xícara de vinho tinto
1 pau de canela inteiro
1 noz-moscada inteira
1 colher de chá de cravo inteiro
4 colheres de sopa de mel cru
   Fatias de laranja ou limão 

PREPARAÇÃO

Adicione a água, vinho e mel para um recipiente grande ou jarra e mexa bem.  Se você estiver usando mel muito grosso que você pode aquecer o mel até estar liquefeito antes de mistura-lo ou pode juntar o vinho, água e mel e bater em um liquidificador e só depois transferir para o recipiente ou jarra. 

Adicione as especiarias para o vinho.Coloque o vinho na geladeira por 18-24 horas. Quando estiver pronto, retire as especiarias.Se desejar, sirva com uma fatia opcional de laranja ou limão.Ele pode ser aquecido e armazenado refrigerado até 5 dias.

Nota :
Para obter uma versão sem álcool, você pode usar um vinho tinto sem álcool ou você pode usar essa mesma receita, porém deve adicionar todos os ingredientes em uma panela (com tampa) e leva-lo a fervura, reduzir o fogo para brando por 30 minutos antes de remover a especiarias.

Receita encontrada no site: http://www.acozinhamedieval.com.br/

Por hoje é só!
Se você gostou não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG