Pular para o conteúdo principal

Espadas & Punhais:Regras para Combate em Massa

Olá leitor e leitora! Mais um post no ar com mais uma divulgação das regras do nosso jogo o Espadas & Punhais. Hoje não apresentaremos uma nova raça, nem uma nova classe, mas uma parte das regras para combate em massa que estarão contidas no livro de regras básicas. Para melhor entendimento das regras abaixo baixe o FAST PLAY



Guerras e Combate em Massa
Muitas vezes os personagens não apenas se envolverão em explorações e aventuras relacionadas ao grupo, mas também em guerras e conflitos de grandes proporções, nos quais o protagonismo é exercido pe1os bata1hões de bravos exércitos. As regras abaixo apresentam um sistema rápido para a simulação abstrata desses eventos, desde a criação de um batalhão até as agruras dos combates.

Estrutura e Construção de um Batalhão
Todos os batalhões detém os seguintes aspectos: Combate Ofensivo, Combate Defensivo, Vitalidade, Moral, Armadura, Dano e um Talento que diferencia e dá o tom de cada batalhão.

Combate Ofensivo e Defensivo – Para definir esses aspectos os jogadores devem conferir os mesmos aspectos do capitão (seu próprio personagem) e anotar estes valores como os valores do batalhão. As jogadas de combate são idênticas aquelas para combates individuais.
Vitalidade- Vitalidade é a representação do tamanho do batalhão e assim como a vitalidade dos personagens é dividida em três níveis. Para determinar a vitalidade de um batalhão role 3D e anote esse número na sessão vitalidade e some ao valor de Vitalidade do capitão, para saber o tamanho do batalhão multiplique por 100. As mesmas regras de Vitalidade explicadas para combates individuais se aplicam aos combates em massa.
Moral- Moral é um importante atributo dos batalhões, pois sintetiza o senso de propósito, a honra e a bravura de uma tropa. Uma unidade com grande moral consegue manter-se firme mesmo em situações desfavoráveis enquanto uma tropa com a moral abatida dispersa-se rapidamente. Moral, assim como Vitalidade, se divide em três níveis. Uma tropa com a Moral intacta possui Moral 12, quando uma tropa perder um nível de vitalidade ela pode sofrer uma baixa de estima, assim o jogador deve testar o Porte do líder da unidade, no caso, seu personagem ( ND = 12), caso falhe a Moral do batalhão cairá para 8, quando uma tropa perder novamente um outro nível de vitalidade ela pode sofrer outra baixa de estima assim mais uma vez o jogador deve testar o Porte do líder da unidade e caso falhe a Moral do batalhão cairá para 6. Os batalhões inimigos podem testar a Moral do batalhão adversário, para isso se rola 2D e compara o resultado ao valor de Moral do inimigo, caso o resultado seja superior, o batalhão derrotado se dispersa.
Armadura- armadura, assim como para personagens individuais, trata-se de uma taxa de absorção do dano desferido por ataques sofridos. O batalhão recebe como um bônus a proteção concedida pela armadura usada no combate.
Dano- dano, assim como para personagens individuais, trata-se de uma rolagem de dados de dano desferido por ataques bem sucedidos. O batalhão recebe dados de dano conforme as armas usada no combate.
Talentos- Assim como os personagens, batalhões possuem talentos que modificam suas habilidades de combate. Cada batalhão tem um único talento. Abaixo na tabela estão descritos os talentos.
TALENTOS DOS BATALHÕES
Talento
Descrição
Batalhão Intimidador
Na tentativa de desbaratar um batalhão adversário vencendo sua Moral, receba um bônus de +1
Tropa Resiliente
Quando a tropa perder um nível de Vitalidade, role 2D e caso o valor seja 10 ou mais você não perde o nível de Vitalidade, mantendo um único ponto

Batalhão Mágico
Sua unidade possui um número representativo de usuários de magia, podendo fazer uso de todas as tradições mágicas. Em contrapartida, o batalhão recebe uma penalidade de -1 no combate ofensivo e defensivo
Mãos Ferozes
O batalhão recebe um bônus de +1 no combate ativo contra batalhões na condição de feridos
Defesa Forte
A unidade recebe um bônus de +1 sobre o combate ofensivo
Batalhão Destemido
A tropa ganha um bônus de +1 em Moral
Golpe Destruidor
A unidade considera um resultado 11 como crítico
Ataque contra Cerco
Receba um bônus de +1 em investidas contra lugares

Ataque Poderoso
Caso a tropa obtenha o valor mínimo na sua rolagem de dado de dano ela pode repetir a rolagem ficando com o segundo resultado.



Posições dos Batalhões no Combate
Quando uma rodada de combate em massa começar todos rolam 1D para saber onde seus batalhões se localizam no caos furioso da batalha. Conforme descrito na tabela abaixo cada uma das posições garantem vantagens e desvantagens, bem como determinam quem agirá primeiro na rodada, caso um ou mais estejam localizados na mesma posição, aquele que possuir maior valor em combate ofensivo inicia primeiro. Em relação aos jogadores e o mestre, a resolução se inicia com os jogadores vindo logo após o mestre, respeitando as respectivas ordens de posição descritas abaixo.

POSIÇÃO NA BATALHA
RESULTADO DA ROLAGEM
EFEITO NO COMBATE
ORDEM DE AÇÃO

Combate Normal

4-5
Batalhões travam suas lutas movendo-se para fora ou para dentro da furiosa batalha

1

Encarniçamento


3
O batalhão está exposto, mas também é capaz de desferir muito mais golpes. Você e os inimigos nessa posição atacam 2 vezes.

2

Coração da Batalha


1-6

O batalhão tem a oportunidade de realizar algo notável, mas perigoso. Caso consiga ganha 1 ponto de Moral, mas o risco infringe uma penalidade de -1 em combate ofensivo

3

Perímetro

2
O batalhão está longe da parte mais intensa da batalha podendo cuidar dos ferimentos e fazer uso unicamente de armas a distância

4

Até mais!
Se você gostou não deixe de comentar.
Nos acompanhe também no Facebook: https://www.facebook.com/FALANDO DE RPG
Nos siga no twitter: @alvaroelisio
Torne-se nosso padrinho: https://www.padrim.com.br/FALANDO DE RPG