Olá leitor e leitora! Mais um post no ar com mais uma divulgação das regras do nosso jogo o Espadas & Punhais. Hoje não apresentaremos uma nova raça, nem uma nova classe, mas uma parte das regras para combate em massa que estarão contidas no livro de regras básicas. Para melhor entendimento das regras abaixo baixe o FAST PLAY
Guerras
e Combate em Massa
Muitas
vezes os personagens não apenas se envolverão em explorações e
aventuras relacionadas ao grupo, mas também em guerras e conflitos
de grandes proporções, nos quais o protagonismo é exercido pe1os
bata1hões de bravos exércitos. As regras abaixo apresentam um
sistema rápido para a simulação abstrata desses eventos, desde a
criação de um batalhão até as agruras dos combates.
Estrutura
e Construção de um Batalhão
Todos
os batalhões detém os seguintes aspectos: Combate Ofensivo, Combate
Defensivo, Vitalidade, Moral, Armadura,
Dano e um Talento que
diferencia e dá o tom de cada batalhão.
Combate
Ofensivo e Defensivo – Para
definir esses aspectos os jogadores devem conferir
os mesmos aspectos do capitão (seu próprio personagem) e anotar
estes valores como os valores do batalhão. As jogadas de combate são idênticas aquelas para combates individuais.
Vitalidade-
Vitalidade
é a representação do tamanho do batalhão e assim como a
vitalidade dos personagens é dividida em três níveis. Para
determinar a vitalidade de um batalhão role 3D e anote esse número
na sessão vitalidade e
some ao valor de Vitalidade do capitão,
para saber o tamanho do batalhão multiplique por 100. As mesmas
regras de Vitalidade explicadas para combates individuais se aplicam
aos combates em massa.
Moral-
Moral é um importante
atributo dos batalhões, pois sintetiza o senso de propósito, a
honra e a bravura de uma tropa. Uma unidade com grande moral consegue
manter-se firme mesmo em situações desfavoráveis enquanto uma
tropa com a moral abatida dispersa-se rapidamente. Moral, assim como
Vitalidade, se divide em três níveis. Uma tropa com a Moral intacta
possui Moral 12, quando uma
tropa perder um nível de vitalidade ela pode sofrer uma baixa de
estima, assim o jogador deve testar o Porte do líder da unidade, no
caso, seu personagem ( ND = 12), caso falhe a Moral do batalhão
cairá para 8, quando uma tropa perder novamente um outro nível
de vitalidade ela pode sofrer outra baixa de estima assim mais uma
vez o jogador deve testar o Porte do líder da unidade e caso falhe a
Moral do batalhão cairá para 6. Os
batalhões inimigos podem testar a Moral do batalhão adversário,
para isso se rola 2D e compara o resultado ao valor de Moral do
inimigo, caso o resultado seja superior, o batalhão derrotado se
dispersa.
Armadura- armadura,
assim como para personagens individuais, trata-se de uma taxa de
absorção do dano desferido por ataques sofridos. O batalhão
recebe como um bônus a proteção concedida pela armadura usada no
combate.
Dano- dano,
assim como para personagens individuais, trata-se de uma rolagem de
dados de dano desferido por ataques bem sucedidos. O batalhão
recebe dados de dano conforme as armas usada no combate.
Talentos- Assim
como os personagens, batalhões possuem talentos que modificam suas
habilidades de combate. Cada batalhão tem um único talento. Abaixo
na tabela estão descritos os talentos.
|
TALENTOS
DOS BATALHÕES
|
|
|
Talento
|
Descrição
|
|
Batalhão
Intimidador
|
Na
tentativa de desbaratar um batalhão adversário vencendo sua
Moral, receba um bônus de +1
|
|
Tropa
Resiliente
|
Quando
a tropa perder um nível de Vitalidade, role 2D e caso o valor
seja 10 ou mais você não perde o nível de Vitalidade, mantendo
um único ponto
|
|
Batalhão
Mágico
|
Sua
unidade possui um número representativo de usuários de magia,
podendo fazer uso de todas as tradições mágicas. Em
contrapartida, o batalhão recebe uma penalidade de -1 no combate
ofensivo e defensivo
|
|
Mãos
Ferozes
|
O
batalhão recebe um bônus de +1 no combate ativo contra batalhões
na condição de feridos
|
|
Defesa
Forte
|
A
unidade recebe um bônus de +1 sobre o combate ofensivo
|
|
Batalhão
Destemido
|
A
tropa ganha um bônus de +1 em Moral
|
|
Golpe
Destruidor
|
A
unidade considera um resultado 11 como crítico
|
|
Ataque
contra Cerco
|
Receba
um bônus de +1 em investidas contra lugares
|
|
Ataque
Poderoso
|
Caso
a tropa
obtenha o valor mínimo na sua rolagem de dado de dano ela
pode repetir a rolagem ficando com o segundo resultado.
|
Posições
dos Batalhões no Combate
Quando
uma rodada de combate em massa começar todos rolam
1D para saber onde seus
batalhões se localizam no caos furioso da batalha. Conforme descrito
na tabela abaixo cada uma das posições garantem vantagens e
desvantagens, bem como determinam quem agirá primeiro na rodada,
caso um ou mais estejam localizados na mesma posição, aquele que
possuir maior valor em combate ofensivo inicia
primeiro. Em
relação aos jogadores e o mestre, a resolução se inicia com os
jogadores vindo logo após o mestre, respeitando as respectivas
ordens de posição descritas abaixo.
|
POSIÇÃO
NA BATALHA
|
RESULTADO
DA ROLAGEM
|
EFEITO
NO COMBATE
|
ORDEM
DE AÇÃO
|
|
Combate
Normal
|
4-5
|
Batalhões
travam suas lutas movendo-se para fora ou para dentro da furiosa
batalha
|
1
|
|
Encarniçamento
|
3
|
O
batalhão está exposto, mas também é capaz de desferir muito
mais golpes. Você e os inimigos nessa posição atacam 2 vezes.
|
2
|
|
Coração
da Batalha
|
1-6
|
O
batalhão tem a oportunidade de realizar algo notável, mas
perigoso. Caso consiga ganha 1 ponto de Moral, mas o risco
infringe uma penalidade de -1 em combate ofensivo
|
3
|
|
Perímetro
|
2
|
O
batalhão está longe da parte mais intensa da batalha podendo
cuidar dos ferimentos e fazer uso unicamente de armas a distância
|
4
|
Até mais!
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Mt util, incrível!
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