segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Regra para Reputação

Olá leitor e leitora! No post de hoje, gostaria de sugerir para você um esboço de regra, se trata da regra de reputação.



Reputação é um pequeno recurso mecânico e narrativo constituído de uma frase curta que define algo em que o personagem se tornou um destaque e que pode ser evocado para trazer-lhe algum benefício. Reputação é medida por níveis, os quais expõem do destaque o personagem possui. Existem três níveis de Reputação:

Reputação pequena ( nível 1): O feito do personagem se tornou importante e é comentado em uma pequena região tal como uma pequena cidade, porto ou dezenas de povoados menores

Reputação razoável ( nível 2): O personagem possui uma fama que transpassou as fronteiras que ele conhece, apesar de não ser um grande destaque entre todos e todas, muitos reconhecem seu valor, o admirando ou temendo. O feito do personagem é reconhecido como digno de valor em algumas cidades, algum grupo obscuro de pessoas que fazem o mesmo que ele, por alguns nobres menores ou toda uma região de plebeus.

Reputação prestigiosa ( nível 3): O personagem é realmente muito popular e se tornou famoso pelo que faz, pessoas conhecem seu rosto, crianças sabem o seu nome e ele eventualmente consegue bons favores. O feito do personagem é reconhecido em um reino, por grandes nobres e até por estrangeiros.

Ganhando níveis de Reputação

Para ganhar reputação, os personagens precisam fazer feitos memoráveis e tomar atitudes corajosas que marquem a sua história. Cada jogador deve definir uma frase que sintetize aquilo que o personagem tem como meta de prestígio e quando todos tiverem feito isso, cada jogador ganhará 2 pontos de prestígio para recompensar os outros jogadores, conforme eles fizerem por onde cumprir as suas metas de prestígio. No fim da aventura, os dois jogadores que tiverem o maior número de pontos de prestígio acumulado ganha 2 e 1 ponto de Reputação, respectivamente. Ao chegarem a 5 pontos de Reputação os personagens alcançam o primeiro nível de Reputação; ao chegarem aos 10 pontos de Reputação os personagens alcançam o segundo nível de Reputação; ao chegarem aos 15 pontos de Reputação os personagens alcançam o terceiro o nível de Reputação.

Usando Reputação

Cada nível de reputação garante um sucesso automático em algum teste relacionado a Reputação em questão. Todavia, essa poderosa habilidade só pode ser usada uma única vez por aventura. Outro uso da Reputação é a possibilidade de galgar favores, itens, estabelecer alianças entre outras coisas, para isso, o personagem faz um teste apropriado e soma como bônus o nível de reputação, entretanto, caso falhe no teste, sua reputação fica abalada e ele só poderá usá-la na próxima aventura.

Perdendo Reputação

Ganhar Reputação é difícil, mas perdê-la é rápido demais. Um personagem perderá um nível de Reputação se obtiver uma falha crítica em qualquer teste que se relacione com sua Reputação.